2006

 

Artigos publicados na edição 2006

 

Toxicologia Veterinária: do desenvolvimento sustentável à melhoria da qualidade de vida


Eliane Dallegrave, Silvia Otilia Gundlach Schmitz, Carlos Alberto S. Lessa

Este artigo descreve as várias atuações do toxicologista veterinário, sendo a mais conhecida a de clínico, atendendo casos de intoxicação acidentais ou intencionais em animais. Diante da infinidade de produtos existentes no mercado atual, seja na forma de agrotóxicos, domissaneantes, químicos industriais ou mesmo medicamentos, percebe-se o quão insegura para homens e animais, pode vir a ser a presença destes agentes no ambiente. Atualmente é atribuído ao animal um papel significativo no bem estar físico e mental das pessoas devido à relação de afeto estabelecida com os animais de companhia, este fato faz com que o perfil de acidentes em animais seja semelhante ao das crianças.

Download artigo completo


 


Acreditação do Núcleo de Análise Laboratorial do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul na NBR ISO/IEC 17025 ANVISA/REBLAS


Viviane Cristina Sebben, Rosemeri de Wallau Lugoch, Renata Loureiro Vianna, Aneli de Lisboa

Este artigo descreve a sistemática de implantação do processo para acreditação do laboratório, sendo baseado em registros de atas, no Manual da Qualidade, indicadores de desempenho e procedimentos operacionais padrão (POPs), sendo dividido em quatro fases. Cada fase contempla as ações executadas no período e as dificuldades encontradas. O intuito deste foi de auxiliar aqueles que querem implantar sistemas de gestão em serviços públicos, com poucos recursos financeiros.

Download artigo completo

 


 

 

Medicamento controlado: o personagem clandestino das intoxicações

Izabela Lucchese Gavioli, Alberto Nicolella

Este artigo aborda as diversas variáveis da questão medicamento controlado: a receita médica, o médico, o paciente e o farmacêutico. Os analgésicos, ansiolíticos-sedativos, anticonvulsivantes, antidepressivos, benzodiazepínicos e neurolépticos são responsáveis por mais de 50 % de todos os acidentes tóxicos com medicamentos atendidos pelo CIT/RS. Crianças até 4 anos de idade sofrem mais acidentes tóxicos com analgésicos, com os demais grupos de medicamentos são mais utilizados por adultos entre 20 e 39 anos.

Download artigo completo

 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella