2007

 

Artigos publicados na edição 2007

 

Acidentes tóxicos Ocupacionais na casuística do Centro de Informação Toxicológia do Rio Grande do Sul

Gloria Jancowski Boff, João Batista Torres

Neste estudo, são relatados os principais agentes causais responsáveis pelos acidentes ocupacionais registrados pelo CIT/RS no ano de 2007. Os acidentes causados por animais peçonhentos seguido pelos acidentes por agrotóxicos representaram o maior índice de agravos tóxicos ocupacionais neste ano.

Download artigo completo

 


 

 

Indicadores de Fatores de Risco para Eventos Tóxicos na Infância - ESTUDO PILOTO

Carla Luiza Job Ramos, Airton Tetelbon Stein, Helena Maria Tannhauser Barros

Quanto mais jovem e imatura for a criança, menor a sua percepção de risco e maior a vulnerabilidade e dependência dos adultos, em relação a segurança contra acidentes. Para identificar os fatores de risco atribuídos aos eventos tóxicos na infância, particularmente nas residências, foi realizado um estudo de caso e controle. A coleta de informações foi obtida com os responsáveis pelas crianças com registros no CIT/RS como vitímas de evento tóxico oral acidental individual, por agentes existentes em seus domicílios.

Download artigo completo

 

 


 

 

Uso do TTPa (Tempo de Tromboplastina Parcial ativada) no estadiamento do Acidente Botrópico

Gavioli, I.L., Dallegrave, E., Nóbrega, V. T.


Neste estudo foram avaliados 488 acidentes botrópicos em que foram solicitados os exames de TC (Tempo de Coagulação) e TTPa (Tempo de Tromboplastina Parcial ativada) no mesmo momento clínico. Destes foram excluídos os valores normais e incoaguláveis, sendo construído um gráfico de dispersão dos 214 casos selecionados em que os valores de TC em minutos tinham correspondência de TTPa em segundos, estes dados serviram de base para elaboração de uma tabela de correção entre TC/TTPa.

Download artigo completo

 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella