Artigos publicados na edição 2009

 

Sensibilidade espécie-específica a rodenticidas: humanos X animais de companhia


Diane Alves de Lima,  Emeline Ribold, Geici da Silva Ferreira, Simone de Lourdes Izaguirre de Andrade, Adriana Nunes Wolffenbüttel, Eliane Dallegrave

Este estudo objetivou fornecer subsídios que suportem a caracterização das intoxicações por rodenticidas nas espécies humana, canina e felina, fundamentando o atendimento e garantindo a qualidade dos serviços, incluindo os Centros de Informação Toxicológica. Os resultados indicaram que derivados cumarínicos são os mais envolvidos, apresentando maior gravidade nos animais devido à alta ingesta; já os ilícitos (estricnina e fluoracetato) a gravidade é inerente à potência das substâncias, acometendo gravemente qualquer espécie envolvida.

 

Download artigo completo

 


 

 

Alucinógeno sintético LSD25: comportamento do usuário


Karen Farias Lopes, Viviane Cristina Sebben

Este estudo, baseado em entrevistas realizadas com 30 voluntários usuários de LSD25, teve como objetivo avaliar o comportamento e as características de uso deste alucinógeno sintético. Os resultados mostram predomínio na faixa etária de 24-29 anos, na maioria usuários de mais de uma substância. Foi verificada semelhança de efeitos psíquicos com o comportamento esquizofrênico e algumas divergências da literatura quanto aos efeitos adversos ocasionados pela droga.


Download artigo completo

 


 

Telediagnóstico - o uso de imagens no atendimento de casos de loxoscelismo


Ariane Dias Paim, Carlos Alberto Spalding Lessa, Alberto Nicolella, João Batista Torres, Eliane Dallegrave

Este estudo transversal utilizou dados referentes a 54 casos suspeitos de loxoscelismo, registrados no CIT/RS em 2009, em que foi recebida a imagem e a descrição da lesão. Os casos suspeitos avaliados pelo toxicologista do CIT/RS permitiram confirmar 61,1% como loxoscelismo, havendo 37% de discordância entre imagem versus descrição do médico (16,7% falsos positivos e 20,4% negativos). Estes resultados permitiram comprovar o aumento de acurácia diagnóstica, qualificando o tele-atendimento e otimizando a utilização do soro anti-veneno.


Download artigo completo

 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella