Aranhas



A maioria das aranhas não representa perigo para as pessoas ou animais. Alimentam-se principalmente de insetos. As aranhas que apresentam interesse médico e que ocorrem no Rio Grande do Sul são:


Caranguejeiras (Infraordem Mygalomorphae)
Apresentam uma grande quantidade de pelos. São escuras, apresentando variação de tonalidade do marrom ao preto. São chamadas de falsas-aranhas por possuírem as quelíceras com movimentos paralelos ao eixo do corpo, ao contrário das demais aranhas na qual os movimentos das quelíceras são perpendiculares ao eixo longitudinal do corpo.


 

 


Aranha-de-jardim (Lycosa sp.)
Apresentam coloração marrom-acinzentada, com desenho no abdome em forma de seta. Atingem até 3 cm de corpo e 5 cm de envergadura de patas. São encontradas próximas às residências, em jardins, na grama, etc.



 


Armadeira (Phoneutria sp.)
Durante o dia escondem-se em troncos, bananeiras, em construções, em locais escuros como dentro dos calçados, atrás de móveis, etc.



 


Aranha-marrom (Loxosceles sp.)
São aranhas pequenas que medem aproximadamente 1 cm de corpo e 3 cm de envergadura das patas. Apresentam coloração marrom-avermelhada e abdômen em formato de caroço de azeitona. Vivem principalmente dentro das casas, atrás de móveis, sótãos, porões, garagens, etc. Picam somente quando comprimidas com o corpo.







 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella