Sala de Imprensa
WEB CONFERENCIA SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS

WEB CONFERENCIA SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS


A Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (ABRACIT) realiza nesta quarta-feira dia 30 de novembro de 2016 uma WEB Conferência aberta a todos os interessados com o tema Abordagem da Insuficiência Renal Aguda nos Acidentes por Animais Peçonhentos. O Palestrante será o Dr. Emmanuel Burdmann, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).


O horário será das 10h30 às 12h e a conexão gratuíta (possível de qualquer computador, laptop ou tablet) é no endereço http://webconf2.rnp.br/rutesigtoxicologia.

 

Solicita-se que para testes do equipamento utilizado e ajustes que a conexão seja feita as 10 horas.

 
Acidentes Tóxicos Por Animais Peçonhentos

acidentes tóxicos por animais peçonhentos

 

 

Com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) e os estudantes de graduação no reconhecimento de animais peçonhentos que representam risco de acidente para a comunidade, o TelessaúdeRS-UFRGS desenvolveu, em parceria com o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT-RS), Curso EaD de Acidentes Tóxicos por Animais Peçonhentos.


A 1ª edição do curso ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro, inscrições poderão ser realizadas até dia 30 de novembro de 2016 ou até esgotarem as vagas.


O curso terá a carga horária de 25 horas e será realizado via plataforma Moodle do TelessaúdeRS-UFRGS. Ao final do curso o aluno terá condições identi­ficar os animais de interesse toxicológico, locais e situações de risco, realizar coletas com segurança, reconhecer os acidentes causados e tomar as primeiras providências frente a casos de picada ou contato com estes animais.


Informações e Inscrições


https://www.ufrgs.br/telessauders/cursos/curso-ead-de-acidentes-toxicos-por-animais-peconhentos/

 
Verão 2017

Neste período do ano muitas pessoas vão para suas casas na praia para prepará-las para o verão.  Como muitas destas casas ficaram fechadas desde o final do último período de férias é possível encontrar alguns animais indesejados. Estes animais podem ser aranhas, escorpiões e insetos. Assim como o gramado poderá estar alto. Nesta época também podem ocorrer a proliferação de mosquitos. Para tanto o CITRS-CEVS recomenda.

• Arejar e varrer bem a casa.

• Aparar a grama. De preferência por um profissional que usará equipamento de proteção.

• Fazer desinsetização com uma empresa especializada.

• Sacudir e examinar calçados e roupas antes de usar.


Em caso de acidente tóxico, ligue:


0800 721 3000


para maiores informações acesse

www.cit.rs.gov.br


 
premio cit 2016

CIT/RS RECEBE PRÊMIO DESTAQUE EM SAÚDE PÚBLICA PELO CRMV-RS NA EXPOINTER 2016

 

O Centro de Informação Toxicológica (CIT/RS), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa (FEPPS), recebe nesta sexta-feira (02/09) o Prêmio Destaque Medicina Veterinária e Zootecnia 2016, na categoria Saúde Pública. A premiação é concedida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS).

A escolha foi realizada em Sessão Plenária Extraordinária, pelos conselheiros da regional, com informação da distinção do presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni. A cerimônia de entrega do Prêmio será na Casa do Médico Veterinário, às 18h, durante a Expointer 2016, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Representando o CIT, esteve na cerimônia a médica-veterinária Maria da Graça Marques, que coordena o Núcleo de Toxinas Naturais.

Neste ano, o CIT/RS completa 40 anos de criação. O teleatendimento 24 horas por dia em urgências tóxicas pelo 08007213000 é o principal serviço do CIT/RS. Além do atendimento telefônico, disponibiliza diagnóstico à distância por transferência de imagens envolvendo acidentes com animais peçonhentos e plantas tóxicas. Também mantém Laboratório de Análise de Urgência que atua na identificação analítica dos acidentes atendidos pelo plantão de urgência e no monitoramento de drogas de abuso (cocaína, maconha, crack, anfetaminas), em apoio às políticas públicas de atendimento psicossocial.

O prêmio foi instituído pelo sistema CFMV/CRMV’s no ano em que completou 45 anos de existência, através da Resolução nº 25, de 20 de junho de 2013, visando o crescimento e multiplicidade dos campos de atuação do médico veterinário e do zootecnista. Visa reconhecer personalidades e entidades que tenham se distinguido de “forma notável ou relevante” e contribuído com o próprio trabalho ou ações para o engrandecimento e a defesa das profissões. Em 2016, a 4ª edição do Prêmio Destaque, contou com centenas de indicações e os agraciados foram eleitos pelo Conselho da Autarquia.


 
setembro amarelo 2016

 

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 7 de 23

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella