Sala de Imprensa
40 anos

CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA

COMPLETA 40 ANOS


O CIT completa nesse sábado 20 de agosto, 40 anos de existência.

Criado em 1976 com o objetivo de disponibilizar a população um serviço de teleatendimento toxicológico, público e gratuito em regime de plantão 24 horas por dia, realizou neste período mais de ½ milhão de atendimentos, possibilitou a centenas de acadêmicos das diversas áreas da saúde um ambiente de aprendizado na área de toxicologia clínica e laboratorial, desenvolveu inúmeras ações de educação e prevenção de acidentes tóxicos que atingiram milhões de gaúchos e colocou a questão tóxica na pauta de discussão das políticas públicas de saúde.

Além do teleatendimento 24 por dia em urgências tóxicas pelo telefone 0800.721.3000 disponibiliza um serviço de diagnóstico à distância por transferência de imagens envolvendo acidentes com animais peçonhentas e plantas tóxicas e um Laboratório de Análise de Urgência que atua na identificação analítica dos acidentes atendidos pelo plantão de urgência e no monitoramente de drogas de abuso (cocaína, maconha, crack, anfetaminas) em apoio as políticas públicas de atendimento psicossocial.

O Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de registros de intoxicações no país. Conforme dados do Ministério da Saúde, a cada cinco casos de intoxicação registrados pela Rede Brasileira de Centros de Informação e Controle Toxicológico, um ocorre no RS.

Em 2002, sensível a importância desse serviço a Assembléia Legislativa do Estado aprovou a Lei 11.804, instituindo 20 de agosto como o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, em homenagem ao dia e mês da criação do CIT.

Hoje o CIT é um Departamento Técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

 


 
escoteiroslajeado

GRUPO TIBIQUARY DE LAJEADO/RS TREINA ESCOTEIROS COM MATERIAL DO CIT/RS

Nos dias 23 e 24 de julho, quarenta (40) jovens ligados aos Grupo de Escoteiros Tibiquary, de Lajeado/RS, receberam orientação quanto a identificação e os primeiros socorros relacionados aos acidentes com animais peçonhentos. O CIT/RS disponibilizou material educativo tais como cartazes e manual de identificação, bem como foram orientados a utilização do aplicativo gratuíto para dispositivos móveis. O aplicativo (disponível para sistemas IOS e ANDROID) possui quatro áreas de informação e serviços possibilitando ao usuário a identificar os principais animais peçonhentos no Estado (ocorrência, características, hábitos, principais sintomas de um acidente, alertas, grau de risco e fotos para auxiliar na identificação); informações sobre soros antivenenos, principais medidas de prevenção e primeiros socorros frente a um acidente; localizar o ponto de estoque de soros antiveneno e unidades de referência de atendimento mais próximo; acesso rápido e gratuito ao plantão de atendimento do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (24 horas/dia – 7 dias por semana). Esta atividade ocorreu nos dias 23 e 24 de julho  pelo Grupo de Escoteiros Tibiquary 111/RS.

 

 
uso racional medicamento

5 DE MAIO - DIA NACIONAL DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

 

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, CIT/RS, faz um alerta no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

De acordo com os seus dados de atendimento, o CIT/RS no ano de 2015, foram registradas mais de 6.000 intoxicações por medicamentos no Estado. As maiores vítimas foram crianças de até 05 anos de idade.

O uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são um dos principais responsáveis pelos altos índices de exposições tóxicas no Brasil.

Automedicar-se pode trazer graves riscos à saúde. A receita médica ´´e a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

Algumas medidas podem ser adotadas para evitar as intoxicações por medicamentos:

  • Só use medicamentos sob orientação médica e nas doses indicadas;
  • Não use medicamentos no escuro para evitar a troca de embalagens ou erro de dosagem;
  • Nunca dê medicamentos a crianças dizendo que se trata de "um doce", "um suco", "um refresco" ou "uma bala";
  • Não use medicamentos na presença de crianças, pois os pequenos gostam de imitar os gestos e o comportamento dos adultos;
  • Ao comprar um medicamento, veja se confere exatamente com a receita do médico;
  • Se você não entender a receita do médico, peça para ele reescrevê-la de forma legível;
  • Mantenha longe do alcance de crianças, de preferência em local fechado, com altura mínima acima de 1,5 m.

 

Em caso de acidente tóxico, ligue:

0800 721 3000

para maiores informações acesse

www.cit.rs.gov.br

 

 
21 março 2016

21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

 

21 de março, Dia Mundial da Infância, instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), órgão das Organização das Nações Unidas (ONU) que promove a defesa dos direitos das crianças.

A data celebra os direitos fundamentais das crianças, para que, no futuro, elas se tornem grandes cidadãs e pessoas.

Sabe-se que a infância é a primeira etapa da vida, sendo que é essencial para impulsionar o desenvolvimento de uma criança. Dessa maneira, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/FEPPS) faz um alerta quanto aos acidentes domésticos.

Das 23.000 exposições tóxicas anuais do CIT/FEPPS as maiores vítimas são crianças menores de cinco anos.. Somente nos últimos 10 anos foram mais de 40.000 acidentes tóxicos nesta faixa etária no Rio Grande do Sul.

Estes acidentes pode ser prevenidos. Medidas simples, como armazenar medicamentos, produtos químicos de uso doméstico (inseticidas, limpadores, raticidas, alvejantes) em locais fechados e fora do alcance das crianças, devem ser realizadas.

Conscientizar e informar, pais e cuidadores, em relação a estes ricos é primordial para sua prevenção e redução nos registros destes acidentes.

 
inseticida16

Você sabia que quase a metade das exposiçoes

relacionadas a inseticidas domésticos

atendidos pelo CIT/RS no ano passado

foram em crianças menores de 05 anos?


Para evitar estes acidentes conheça

os riscos de utilizar esses produtos e,

principalmente, as medidas de prevenção.



Riscos Medidas de Prevenção
  • Não reconhecer a finalidade do uso de inseticidas.
  • Confundir a embalagem.
  • Descuidar durante o uso de inseticidas.
  • Usar inseticidas em ambientes fechados.
  • Guardar os inseticidas junto aos alimentos e outros produtos.
  • Armazenar ao alcance das crianças.
  • Mantenha, sempre, o inseticida em sua embalagem origina.
  • Mantenha o inseticida longe dos alimentos, medicamentos e fora do alcance de crianças.
  • Não permita que as crianças apliquem inseticida ou brinquem com as embalagens.
  • Produtos de uso agrícola (agrotóxicos) nunca devem ser utilizados em casa, pois podem provocar intoxicações graves.
  • Aplique os inseticidas em ambientes abertos e longe de crianças e/ou de animais domésticos.
  • Nunca compre produtos clandestinos.


Em caso de acidente, ligue

0800 721 3000

para maiores informações acesse

www.cit.rs.gov.br

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 8 de 23

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella