Sala de Imprensa
água viva

Cuidados no Verão!

Mães-d'água, águas-vivas, caravelas, anêmonas e corais, são animais aquáticos (Cnidários) que possuem células urticantes e por isto queimam.

O que fazer?

  • Lavar o local com água do mar.
  • Fazer compressas com vinagre (ou aplicar uma pasta de vinagre e farinha de trigo).
  • Remover filamentos com cuidado (não pressionar o local).

O que causam?

  • Dor intensa, ardência, pápulas (lesão elevada), bolhas.

O que NÃO fazer?

  • Não lavar com água doce (torneira).
  • Não usar álcool ou qualquer outra substância.


Sempre que possível procure atendimento médico.


Em caso de acidente, ligue

0800 721 3000

para mais informações acesse

www.cit.rs.gov.br

 
App Soros

Acidentes com animais peçonhentos:

aplicativo ajuda a encontrar posto de soro antiveneno mais próximo

 

 

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) e o TelessaúdeRS/UFRGS lançaram na última quinta-feira o aplicativo para celulares e tables Animais Peçonhentos Rio Grande do Sul . O app é voltado para a população e mostra descrições e características dos principais animais peçonhentos do Estado, medidas de prevenção, primeiros socorros, informações sobre os soros antiveneno, uma lista de todos os pontos de soro no Estado e como chegar ao mais próximo.

Nos últimos anos 15 foram registrados pelo CIT/RS 334.350 acidentes com animais peçonhentos (aranhas, serpentes, escorpiões, lagartas).  Nos últimos três anos foi registrado um aumento de 45% nesses acidentes (5.667 casos em 2013 para 8.159 casos em 2015).

O aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de prevenir e orientar a população sobre como proceder nessas situações. A partir de informações do GPS do celular o aplicativo indica a localização da unidade hospitalar mais próxima que possua soro antiveneno, para que o atendimento possa ocorrer em menos tempo e reduzir as chances de seqüelas. Vídeo explicativo.

Faça o download gratuito do aplicativo Animais Peçonhentos:

 

ANDROID

 

IOS

 
Alerta Verão 2018

ALERTA PARA OS ACIDENTES NO VERÃO

No verão aumenta consideravelmente o número de acidentes provocados por animais peçonhentos. Os acidentes causados por serpentes peçonhentas ocorrem principalmente em zona rural, sendo comuns, em nosso Estado os acidentes com as jararacas e cruzeiras. Em zona urbana predominam com aproximadamente 70% os acidentes causados por aracnídeos, isto é, aranhas e escorpiões. Estes têm o hábito de viverem próximos às residências, tanto no pátio como dentro de casa. Algumas aranhas, como a aranha marrom, escondem-se em armários, frestas, marcos de portas e janelas e causam acidentes bastante graves. Os escorpiões por sua vez por serem animais que se alimentam de pequenos insetos, entre eles baratas, tem tido um aumento significativo no número de acidentes e principalmente com o escorpião amarelo que neste ano de 2015 tivemos o número triplicado em relação aos dois últimos anos. As lagartas urticantes podem queimar e dependendo da região devemos ter cuidado com uma em especial, a Lonomia, também conhecida como taturana que pode causar acidentes ainda mais graves. Para se prevenir é importante sacudir e examinar calçados e roupas antes de usar; manter limpos os locais próximos a residências (evitar acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção); usar calçados e luvas nas atividades de plantio e telas e vedantes em portas e janelas assim como evitar contato com lagartas, olhando atentamente para as folhas ou troncos de árvores.

Em caso de acidente, ligue para o CIT - 0800 721 3000 assim que puder. Além de procurar auxílio médico.

Caso seja necessária a identificação dos animais peçonhentos, o CIT dispõe de equipe especializada.

 
Portaria CIATOX SUS

Centros de Informação e Assistência Toxicológica se integram a Rede de Atenção as Urgências e Emergências do SUS

O Ministério da Saúde publicou no último dia 2 de outubro a Portaria 1.678 que instituiu os Centros de Informação e Assistência Toxicológica do país como estabelecimentos de saúde e integrou-os a Linha de Cuidado ao Trauma da Rede de Atenção as Urgências e Emergências no âmbito do Sistema Único de Saúde. Antiga luta da Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (ABRACIT) a Portaria irá possibilitar a ampliação e qualificação do atendimento toxicológico no país. Integra do documento em http://www.saude.am.gov.br/index.php?id=leg4.

 
setembro amarelo 2015

10 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

A Organização Mundial da Saúde informa que 804.000 pessoas se suicidaram no mundo em 2014. No Brasil o número informado pelo Ministério da Saúde (2012) é quase 12.000 casos notificados. Para cada suicídio consumado, há 10 a 20 tentativas.

A mais de uma década o Rio Grande do Sul é o estado que apresenta as maiores taxas de suicídio do país.

A projeção do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul para o ano de 2015 é atender cerca de 4.000 tentativas de suicídio por autoenvenenamento. Esses números se mantém há alguns anos e já representa 20% de todos os atendimentos anuais do CIT/RS. Já é expressiva a incidência no grupo adolescente (10 a 19 anos) representando 1/5 das tentativas de suicídio registradas.

A Associação Mundial de Prevenção ao Suicídio instituiu 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e a cor amarela para simbolizar as ações de prevenção e o SETEMBRO AMARELO, para que o tema seja objeto de discussão com a sociedade.

Várias instituições públicas e privadas estão se unindo para desenvolver ações e programas visando reduzir essas taxas e salvar milhares de vidas.

Acompanhe e participe das diversas atividades programadas para este mês ,e que estão sendo divulgadas pela mídia. Conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus é fundamental.

O objetivo é, justamente, estimular a população a falar sobre o assunto, se colocar à disposição de quem busca ajuda e, quando for o caso, entender que é possível pedir socorro e mudar o rumo de sua vida.

As ações estão sendo organizadas pelo CVV - Centro de Valorização da Vida e pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 9 de 23

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella