Sala de Imprensa
expo 2015

EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS RECEBEU APROXIMADAMENTE 2 MIL VISITANTES

A exposição de animais peçonhentos do CIT/RS – FEPPS recebeu aproximadamente 2mil visitantes na 38ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, nesta última quinta-feira, 03 de agosto. A mostra de animais de interesse toxicológico ocorreu das 09h às 16h no espaço disponibilizado pela EMATER/RS. Técnicos do Núcleo de Toxinas do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/FEPPS) estiveram à disposição para responder perguntas e prestar informações a respeito das características e hábitos destes animais, assim como distribuir material informativo e educativo.

Como todos os anos o objetivo de promover ações que visem prevenir acidentes com animais peçonhentos junto à população rural, público-alvo desta atividade, foi alcançado.

 
expointer2015

CIT realizará Exposição de Animais Peçonhentos junto à 38ª Expointer

O Núcleo de Toxinas do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), estará realizando exposição de animais peçonhentos nesta quinta-feira, dia 3, na 38ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio. A mostra de animais ocorrerá das 09h às 16h. Os visitantes da feira poderão conhecer de perto exemplares de serpentes e outros animais de interesse toxicológico junto ao pavilhão da Emater. Os técnicos do CIT/FEPPS estarão à disposição para responder perguntas e prestar informações a respeito das características e hábitos dos animais, assim como distribuirão material informativo e educativo.

De acordo com a bióloga Kátia Moura, o objetivo é promover ações que visem prevenir acidentes com animais peçonhentos. “O trabalhador do campo é o profissional mais exposto ao contato com esses animais, portanto é o nosso foco quando pensamos em prevenção.” Sendo a Expointer uma feira agropecuária de destaque nacional e internacional, e considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina, todos os anos viabilizamos nossa participação junto a esta. “Nosso intuito é o de contatar esse público-alvo, os agricultores, para então alertar quanto a tipo de acidente tóxico.” Kátia salienta que neste ano de 2015 os registros do Plantão de Urgência 24h do CIT têm apresentado crescimento e que a expectativa para a chegada das temperaturas mais elevadas é de aumentar ainda mais o número de casos por animais peçonhentos.

 
capacitação bombeiros 2015

CAPACITAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS

 

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas/RS - IMICOL participou no dia 21 de agosto de uma capacitação teórico/prática sobre animais peçonhentos, no Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, como parte das comemorações ao “20 de Agosto - Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos”. Estiveram presentes 21 representantes de corporações dos municípios de Colinas, Cruzeiro do Sul, Imigrantes, Roca Sales, Farroupilha, Arvorezinha, Passo do Sobrado, Serafina Correia e Harmonia. Neste evento, as técnicas do Núcleo de Toxinas Naturais, tiveram a oportunidade de exercitar os bombeiros no manejo das serpentes.

 
20agosto2015

Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos

O dia 20 de agosto foi instituído como Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos (Lei nº 11.804/2002) para colocar na agenda de discussão das instituições públicas e privadas e sensibilizar a sociedade para este sério problema de saúde pública.

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul atende a cerca de 23.000 exposições tóxicos anualmente. As maiores vítimas são crianças menores de cinco anos. Somente nos últimos 10 anos foram 40.876 acidentes tóxicos nesta faixa etária no Rio Grande do Sul.

Nosso Estado, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (SINITOX/FIOCRUZ/MS/2010) responde por aproximadamente 20% do total de 108.047 atendimentos realizados por 25 Centros de Informação e Atendimento Toxicológico do país. Isso significa que de cada 5 acidentes tóxicos registrados no país, 1 aconteceu aqui.

A grande maioria dos acidentes tóxicos pode ser prevenida com medidas simples como armazenar produtos químicos de uso doméstico (inseticidas, limpadores, raticidas, alvejantes) em locais fechados e fora do alcance das crianças.

Informação adequada e consciência de pais e cuidadores é fundamental para a redução desse grande número de acidentes.

 
Dia C de Cooperar 2015

CIT/RS orientou aproximadamente 4.000 pessoas no Dia Internacional do Cooperativismo

Milhares de pessoas participaram no sábado passado, dia 4 de julho, no Largo Glênio Peres, da programação do Dia Internacional do Cooperativismo. Denominado Dia C de Cooperar 2015, o evento foi realizado simultaneamente em todo o Brasil e é considerado o maior movimento cooperativista de voluntariado do país.  O Centro de Informação Toxicológica do RS ( CIT/RS), departamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), desenvolveu ações relacionadas aos acidentes tóxicos, expondo animais peçonhentos, distribuindo material informativo e orientando como identificar e prevenir. Passaram pelo estande do CIT/RS 3.890 visitantes.

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 10 de 23

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella