GRUPO TIBIQUARY DE LAJEADO/RS TREINA ESCOTEIROS COM MATERIAL DO CIT/RS
Nos dias 23 e 24 de julho, quarenta (40) jovens ligados aos Grupo de Escoteiros Tibiquary, de Lajeado/RS, receberam orientação quanto a identificação e os primeiros socorros relacionados aos acidentes com animais peçonhentos. O CIT/RS disponibilizou material educativo tais como cartazes e manual de identificação, bem como foram orientados a utilização do aplicativo gratuíto para dispositivos móveis. O aplicativo (disponível para sistemas IOS e ANDROID) possui quatro áreas de informação e serviços possibilitando ao usuário a identificar os principais animais peçonhentos no Estado (ocorrência, características, hábitos, principais sintomas de um acidente, alertas, grau de risco e fotos para auxiliar na identificação); informações sobre soros antivenenos, principais medidas de prevenção e primeiros socorros frente a um acidente; localizar o ponto de estoque de soros antiveneno e unidades de referência de atendimento mais próximo; acesso rápido e gratuito ao plantão de atendimento do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (24 horas/dia – 7 dias por semana). Esta atividade ocorreu nos dias 23 e 24 de julho pelo Grupo de Escoteiros Tibiquary 111/RS.

|
5 DE MAIO - DIA NACIONAL DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, CIT/RS, faz um alerta no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.
De acordo com os seus dados de atendimento, o CIT/RS no ano de 2015, foram registradas mais de 6.000 intoxicações por medicamentos no Estado. As maiores vítimas foram crianças de até 05 anos de idade.
O uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são um dos principais responsáveis pelos altos índices de exposições tóxicas no Brasil.
Automedicar-se pode trazer graves riscos à saúde. A receita médica ´´e a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.
Algumas medidas podem ser adotadas para evitar as intoxicações por medicamentos:
- Só use medicamentos sob orientação médica e nas doses indicadas;
- Não use medicamentos no escuro para evitar a troca de embalagens ou erro de dosagem;
- Nunca dê medicamentos a crianças dizendo que se trata de "um doce", "um suco", "um refresco" ou "uma bala";
- Não use medicamentos na presença de crianças, pois os pequenos gostam de imitar os gestos e o comportamento dos adultos;
- Ao comprar um medicamento, veja se confere exatamente com a receita do médico;
- Se você não entender a receita do médico, peça para ele reescrevê-la de forma legível;
- Mantenha longe do alcance de crianças, de preferência em local fechado, com altura mínima acima de 1,5 m.
Em caso de acidente tóxico, ligue:
0800 721 3000
para maiores informações acesse
www.cit.rs.gov.br

|
|
|
|
Página 19 de 56 |