Perguntas Frequentes
  01. Leite é um antídoto para qualquer tipo de envenenamento?
  02. Em um acidente com serpente deve-se fazer garrote?
  03. Onde posso encontrar o soro antiveneno?
  04. Frente a um acidente tóxico como devo proceder?
  05. Quem são as principais vítimas de intoxicações?
  06. O cozimento elimina o veneno de plantas?
  07. O que eu devo fazer para evitar acidentes com produtos de limpeza?
  08. Medicamentos são perigosos?

 

01. Leite é um antídoto para qualquer tipo de envenenamento?

Há um “conceito leigo” sobre o potencial do LEITE como substância protetora de envenenamentos ou intoxicações, como se fosse um “antídoto universal”, entretanto O LEITE não dispõe de atividade ou potencial antiveneno, nem substitui medidas de tratamento no paciente intoxicado. Em algumas situações o leite pode aumentar ou facilitar a absorção de algumas substâncias pelo organismo.

 



02. Em um acidente com serpente deve-se fazer garrote?


NÃO. Não amarre o braço ou perna acidentada. O torniquete, ou garrote,dificulta a circulação do sangue, podendo produzir necrose ou gangrena e não impede que o veneno seja absorvido.

 



03. Onde posso encontrar o soro antiveneno?


Os soros antivenenos (para acidentes com aranhas, cobras, escorpiões e algumas lagartas) estão disponíveis para uso em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul. Eles estão estocados nos principais Hospitais e Unidades de Atendimento de Urgência do Estado. O soro é distribuído pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e sua utilização é gratuita.

 



04. Frente a um acidente tóxico como devo proceder?


Mantenha a calma. Entre imediatamente em contato com o plantão de emergência do CIT/RS. Não provoque vômito na vítima a não ser que tenha sido instruído para isso. Se for a um atendimento de emergência leve a embalagem do produto envolvido no acidente tóxico.

 



05. Quem são as principais vítimas de intoxicações?


As crianças com idade abaixo de 5 anos são as principais vítimas de intoxicações. Crianças são naturalmente curiosas (comem e bebem qualquer coisa). Acidentes nesta faixa etária ocorrem normalmente dentro de casa e com produtos químicos de uso frequente como: medicamentos, limpadores, desinfetantes, solventes, detergentes, produtos de higiene e cosméticos.

 



06. O cozimento elimina o veneno de plantas?


NÃO. O cozimento não elimina o veneno de plantas. Como não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas, não coma plantas desconhecidas.

 



07. O eu devo fazer para evitar acidentes com produtos de limpeza?


Os produtos de higiene e limpeza estão frequentemente envolvidos em acidentes tóxicos com crianças. A única regra para evitar estes acidentes é manter os produtos longe do alcance das crianças. O ideal é guardá-los em armários altos e fechados.

 


 


08. Medicamentos são perigosos?


Os medicamentos são produtos desenvolvidos para curar doenças.
Entretanto, quando mal empregados, podem se tornar perigosos. Use somente medicamentos indicados por um médico. Evite tomar medicamentos na frente das crianças, elas gostam de imitar os adultos. Nunca associe medicamentos a guloseimas dizendo que é “balinha” ou “doce”. Mantenha os medicamentos trancados no armário, longe do alcance das crianças.

 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella