2008

 

Artigos publicados na edição 2008

 

Efeitos na audição de trabalhadores expostos ao Tolueno e ruído em indústria calçadista da região do Vale dos Sinos (RS)


Viviane Cristina Sebben, Aletéia Simon Alano, Renata Pereira Limberger, Cynthia Vivas Ponte, Flavio Simões, Andréia Razzolini Silva, Hudson Barreto Abella, Denize Duarte Pereira, Marcelo Dutra Arbo, Adriana Andrade, Vera Marques, Vera Maria Steffen

O aumento da incidência de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho e o interesse do setor industrial em preservar a saúde e a integridade dos seus trabalhadores motivaram este estudo sobre os efeitos da exposição mútua ao tolueno e ruído na audição. A perda auditiva encontrada para o grupo solvente/ruído foi significativa quando comparado ao grupo controle, enquanto que para o grupo ruído não houve diferença significativa, sugerindo que a exposição a estes agentes, mesmo abaixo dos limites estabelecidos pela legislação brasileira, pode aumentar a ocorrência de perdas auditivas.

 

Download artigo completo

 


 

 

Agrotóxicos no Rio Grande do Sul: o grave problema do contrabando


Daniele Zago Souza, Luciana Grazziotin Rossato, Renata Pereira Limberger, Eliane Dallegrave

Este estudo retrospectivo teve por objetivo identificar os principais agrotóxicos envolvidos em apreensões pela Polícia Federal do Estado. Os resultados indicaram que no período avaliado (2005 à 2007) predominaram as apreensões de produtos a base de metsulfurom-metílico, seguido do imidacloprido e do tebuconazol. Com base nas irregularidades de aquisição, uso e nos riscos ambientais, incluindo o destino inadequado das embalagens, considera-se que o contrabando de agrotóxicos no estado é um problema grave.


Download artigo completo

 


 

Agrotóxicos: Testes toxicológicos pré-clínicos e ecotoxicológicos


Helena Cristina da Silva de Assis, Paulo Roberto Dalsenter

A exposição humana aos agrotóxicos pode ser atribuída ao consumo de alimentos oriundos da produção agropecuária. Resultados mostram que alimentos consumidos pela população podem conter resíduos de agrotóxicos acima do limite máximo permitido, podendo comprometer a saúde do consumidor. Este trabalho abordou sucintamente alguns dos principais testes toxicológicos pré-clínicos e ensaios ecotoxicológicos utilizados para avaliação do risco toxicológico associado à exposição a agrotóxicos, os quais constituem importante ferramenta para inferir possíveis efeitos adversos a uma população, assim como podem subsidiar decisões governamentais.


Downloado artigo completo

 


 

Intoxicação Aguda por Pesticidas (Agrotóxicos): uma proposta de instrumento de classificação


Neice Müller Xavier Faria

Nesta nota técnica são apresentados três quadros (dados de efeitos adversos e via de absorção conforme classe química, classificação da gravidade da intoxicação conforme sinais, sintomas e órgãos envolvidos e matriz para caracterização de casos de intoxicação aguda por agrotóxicos) que foram utilizados para formular uma classificação padronizada que facilite a identificação e o diagnóstico das intoxicações agudas por pesticidas.

Download artigo completo

 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella