Dia da Prevenção

Nos últimos seis anos, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul atendeu mais de 135 mil solicitações, sendo 36 mil exposições tóxicas em crianças com idade abaixo de 10 anos.

Estes acidentes tóxicos ocorreram com produtos que corriqueiramente se encontram nas residências, como medicamentos, produtos de higiene e limpeza, inseticidas domésticos, entre outros.

O descuido e a falta informações de pais ou cuidadores dessas crianças sobre riscos tóxicos são a maior causa desses acidentes.

É importante que a população gaúcha tenha conhecimento deste fato e tenha consciência da necessidade da prevenção destes acidentes.

Nos registros do Ministério da Saúde o Rio Grande do Sul apresenta a maior participação percentual (16,4%) do total de casos registrados no país, de uma rede de mais de 30 Centros de Informação, Controle e Atendimento Toxicológico.

Sensível a esta realidade a Assembleia Legislativa aprovou em junho do 2002 a Lei nº 11.804 que institui o dia 20 de agosto como o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos.

A sociedade, através de suas instituições públicas, associações comunitárias, organizações não governamentais e entidades privadas, podem e devem voltar a sua atenção para este sério problema e propor ou desenvolver ações preventivas e educativas que levem à redução dos índices atualmente registrados.

Com a certeza de que todo acidente tóxico pode ser prevenido, projetos e propostas estão sendo desenvolvidas de forma a tornar a comunidade parceira nesta luta em que o objetivo maior é evitar que milhares de crianças anualmente sejam vítimas de envenenamentos.

Adote esta ideia: Todo o dia é dia de prevenção de acidentes tóxicos.

Se você quiser participar e ajudar, entre em contato conosco.

 


Nos últimos cinco anos, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul atendeu mais de 78 mil solicitações, sendo 25 mil acidentes tóxicos em crianças com idade abaixo de 10 anos.

Estes acidentes ocorreram em sua maioria nas residências e são causados pelo descuido ou pela falta de informações dos pais ou responsáveis.

É importante que a população gaúcha tenha conhecimento deste fato, faça o debate sobre os riscos e tenha consciência da necessidade da prevenção destes acidentes.

Nos registros do Ministério da Saúde o Rio Grande do Sul apresenta a maior participação percentual (16,4%) do total de casos registrados no país, de uma rede de mais de 30 Centros de Informação, Controle e Atendimento Toxicológico.

Sensível a esta realidade a Assembléia Legislativa aprovou em junho do 2002 a Lei nº 1.804 que institui o dia 20 de agosto como o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos.

A partir de agora, a sociedade, através de suas instituições públicas, associações comunitária, organizações não governamentais e entidades privadas, poderão anualmente voltar a sua atenção para este sério problema e propor ações preventivas e educativas que levem a redução dos índices atualmente registrados.

Com a certeza de que todo acidente tóxico pode ser prevenido uma série de projetos e propostas estão sendo encaminhados de forma a tornar a comunidade parceira nesta luta em que o objetivo maior é se evitar que milhares de crianças anualmente sejam vítimas de envenenamentos.

A adesão de diversos setores e entidades da sociedade civil a esta iniciativa já da mostras do alcance dos objetivos do projeto nesta primeira edição. Seguramente outras ações se somarão, não só nesta data, mas durante todo o ano, na certeza que com o apoio de todos poderemos mudar drasticamente a realidade dos acidentes tóxicos no nosso Estado.

Adote esta idéia:

Todo o dia é dia de prevenção de acidentes tóxicos.

Se você quiser participar e ajudar, entre em contato conosco.

 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella