Análises Toxicológicas

O Núcleo de Análise Laboratorial do CIT presta serviços especializados na área da Toxicologia, através da realização de análises qualitativas e quantitativas de agentes tóxicos em fluidos biológicos de seres humanos.

Atua como laboratório de referência no Estado do Rio Grande do Sul junto à toxicologia clínica, através de um trabalho norteado por um Sistema de Gestão que atende aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, referência internacional para laboratórios de ensaio e calibração.

Possui equipe técnica especializada e utiliza critérios atualizados de validação de metodologia analítica. Recebeu o Prêmio BANAS Excelência em Metrologia, na Categoria Análise Clínica em 2007.

Áreas de Atuação

Realiza análises para determinação da presença de drogas de abuso em urina, colaborando com os esforços públicos na redução de danos aos dependentes químicos, ligados a instituições de saúde que tratam desses pacientes.

Realiza análises toxicológicas de emergência, contribuindo para a qualificação do diagnóstico e monitoramento dos casos de intoxicação, através do reconhecimento do agente e consequente estabelecimento do tratamento clínico precoce e adequado ao paciente.

Principais Análises

Drogas de abuso: cocaína, crack, maconha, anfetaminas, metanfetaminas (ecstasy).

Medicamentos: dosagem de acetaminofeno, carbamazepina, salicilatos, detecção de benzodiazepínicos, barbitúricos, antidepressivos tricíclicos, opiáceos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, estimulantes do SNC, anti-histamínicos.

Envio de Amostras

O envio de amostras para análise toxicológica deve ser sempre precedido de contato telefônico com o CIT/RS. Este contato permite avaliar junto ao médico solicitante a necessidade de coleta da amostra para posterior envio desta ao Laboratório. A amostra enviada deve ser identificada e acompanhada de solicitação médica.

Política

A equipe do NAL está comprometida com as boas práticas profissionais, com a qualidade de suas análises e com o atendimento aos seus clientes, assegurando que seus processos sejam conduzidos em conformidade com os seus documentos do Sistema de Gestão, atendendo aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025 e buscando a melhoria contínua da eficácia e excelência de seus serviços.

 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella