Locais de Soros Antivenenos

Os soros antivenenos são produzidos por laboratórios como o Butantan, Vital Brazil, Fundação Ezequiel Dias e Centro de Produção e Pesquisa de Imunológicos (CPPI) e repassados para as secretarias estaduais de saúde para serem utilizados nos casos de acidentes com animais peçonhentos. A produção destes soros ocorre pela inoculação do veneno em equinos, de onde são obtidas as imunoglobulinas (anticorpos) matéria-prima dos soros heterólogos (proteínas estranhas ao organismo humano), responsáveis por reações alérgicas. Por este motivo, os soros sempre deverão ser administrados (via endovenosa) em ambiente hospitalar.
O RS está dividido em 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. Em cada sede de coordenadoria estão disponibilizados os seguintes soros antivenenos:

SAB (soro antibotrópico), para acidentes ocasionados por jararacas e cruzeiras;
SAE (soro antielapídico), acidentes por corais-verdadeiras;
SAC (soro anticrotálico), acidentes por cascavéis;
SALon (soro antilonômico), acidentes por lagartas do gênero Lonomia;
SAA (soro antiaracnídeo), acidentes por armadeira, aranha-marrom e escorpiões;
SALox (soro antiloxóscélico), acidentes causados por aranha-marrom;
SAE (soro antiescorpiônico), acidentes causados por escorpiões do gênero Tityus.

As coordenadorias regionais de saúde, de acordo com a epidemiologia, disponibilizam os soros aos hospitais da sua regional.

Informações sobre locais de soro, entrar em contato com a coordenadoria do seu município (horário comercial) ou procure hospital de referência na sua região.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS LOCAIS DE SORO

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000