Serpentes/Cobras



No Brasil as serpentes de interesse toxicológico pertencem a duas famílias: Viperidae e Elapidae. A família Viperidae é representada pelos gêneros Bothrops, Crotalus (cascavel) e Lachesis (surucucu-pico-de-jaca). A família Elapidae é representada pelo gênero Micrurus (coral-verdadeira).


Características:


  • Presença de fosseta lateral;

Através da fosseta loreal (órgão termorreceptor) a serpente percebe ondas de calor de um animal homeotérmico). Exceção coral-verdadeira (Micrurus sp.) que não possui.

  • Cabeça triangular com escamas pequenas. Exceção coral-verdadeira;
  • Pupila vertical. Exceção coral-verdadeira;

 

Principais Serpentes:

 

Jararaca (Bothrops jararaca)
Apresentam coloração marrom esverdeada, com desenhos na forma de “V” invertido em cor preta ou castanha escuro, cauda lisa. Podem medir aproximadamente 1m de comprimento. Ocorrem em todo o estado do Rio Grande do Sul.



 

 


Cruzeira, urutu (Bothrops alternatus)
Apresenta coloração marrom, com desenhos na forma de gancho de telefone, com a borda branca. Podem medir aproximadamente 1m de comprimento. Ocorre em todo o estado do Rio Grande do Sul, principalmente em vegetação rasteira, perto de açudes e plantações.


 



Jararaca-pintada
(Bothrops pubescens)
Apresenta coloração castanha com desenhos em forma de trapézios. São serpentes de pequeno a médio porte. São muito ágeis.



 

Cotiara (Bothrops cotiara)
Apresentam coloração castanha esverdeada com desenhos de trapézios. Apresenta o ventre preto. São serpentes de pequeno a médio porte.




Cascavel
(Crotalus durissus)
Apresentam coloração marrom-amarelada, com desenhos em forma de losangos mais claros no dorso e nas laterais. Podem medir aproximadamente 1 m de comprimento. Ocorre em regiões pedregosas e secas do Rio Grande do Sul.

 


 


Coral-verdadeira (Micrurus altirostris)
Corpo dividido em anéis vermelhos, pretos e brancos ao redor de todo o corpo. Serpente de pequeno porte (70-80 cm). Não possui fosseta loreal.


 


 

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella