Sala de Imprensa
Seleção Estagiários Plantão CIT/2015

O Edital estará disponível a partir de sexta-feira, dia 15/05.

 
Médico do CIT/RS obtém Certificado Internacional em Suporte Avançado de Vida em Emergências com Produtos Perigosos (AHLS)

Médico do CIT/RS obtém Certificado Internacional em Suporte Avançado de Vida em Emergências com Produtos Perigosos (AHLS)

O médico Carlos Augusto Mello da Silva, Coordenador Clínico do CIT/RS, recebeu, após avaliação final do desempenho em pós teste aplicado por ocasião do curso, certificado como Profissional de Suporte Avançado de Vida em Emergências com Produtos Perigosos (Advanced Hazmat Life Support/AHLS), concedido pela American Academy of Clinical Toxicology e University of Arizona.

O Curso, realizado no Brasil com a colaboração do HCor de São Paulo e patrocinado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2014, selecionou o médico do CIT/RS juntamente com profissionais de vários estados para serem qualificados visando uma possível atuação futura como multiplicadores do conhecimento para a rede de saúde.

 
Curso de Prevenção de Acidentes Com Plantas Tóxicas está com inscrições abertas

 

 

Curso de Prevenção de Acidentes Com Plantas Tóxicas está com inscrições abertas

 

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) em parceria com o TelessaúdeRS/UFRGS está lançando a 6ª edição do curso EAD sobre Prevenção De Acidentes Com Plantas Tóxicas. O curso tem como objetivo possibilitar o reconhecimento de plantas que representam risco de acidentes tóxicos para a comunidade, e é direcionado para profissionais que trabalham em unidades básicas de saúde em todo o território nacional.

Interessados poderão inscrever-se gratuitamente até o dia 27 de abril de 2015 através do link https://pt.surveymonkey.com/r/curso_ead_plantas_toxicas.

As atividades serão realizadas a distância via plataforma moodle, com início dia 29 de abril e término dia 2 de junho de 2015. Mais informações sobre cronograma e ementa em: http://www.ufrgs.br/educatele/cursos/prevencao-de-acidentes-com-plantas-toxicas-cronograma-do-curso

 
CIT implanta novo sistema informatizado de atendimento e registro de exposições tóxicas

 

CIT IMPLANTA NOVO SISTEMA INFORMATIZADO DE ATENDIMENTO E REGISTRO DE EXPOSIÇÕES TÓXICAS

O CIT - Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul implantou um novo sistema informatizado de atendimento e registro de acidentes tóxicos (CITonline). O Sistema integra as informações de apoio a decisão médica de seu plantão de urgência, os laudos do laboratório de análise toxicológica e o diagnóstico à distância por transferência de imagem. O sistema, projetado em parceira com a PROCERGS, levou dois anos para ser desenvolvido e possibilitou, além de toda a melhoria no atendimento e registro, a economia de mais de 1 tonelada de papel/ano pela eliminação total dos protocolos em papel utilizado no processo.

O sistema possibilita anexar imagens de agentes tóxicos (animais peçonhentos e plantas tóxicas), de lesões e laudos de análise o que facilita o diagnóstico à distância, além de um módulo de gestão de processos que controla os casos em andamento, os casos considerados graves ou encaminhados para análise laboratorial.

A principal novidade foi possibilitar o desenvolvimento de ações de inteligência do sistema como a criação de um algoritmo que apresenta ao plantonista um Índice de Gravidade Presumida, baseado nas características do acidente tóxico em atendimento comparado com vários parâmetros de sua base interna com mais de 220.000 registros de exposições tóxicas.

Neste ano estão previstos a implantação de mecanismos de georreferenciamento dos atendimentos e o desenvolvimento de alertas que possibilitarão a detecção em tempo real de padrões tóxicos nas diferentes regiões do Estado.

O ano de 2014 se encerra com 22.600 exposições tóxicas atendidas pelo seu plantão de urgência que pode ser acessado gratuitamente pelo telefone 0800.721.3000 a qualquer hora e de qualquer lugar do país, com 10.000 análises laboratoriais realizadas e 1.600 diagnósticos por transferência de imagens efetuada.

Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) é uma unidade pública de telemedicina da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), vinculada a Secretaria Estadual da Saúde, especializada em  fornecer informações de urgência para auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento das exposições tóxicas, além de orientar a população em geral na prevenção desses acidentes.

 

19/12/2014 - CIT/RS RECEBE PRÊMIO VALORIZAÇÃO DA VIDA 2014

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) recebeu na última sexta-feira (19) o  prêmio "Mérito pela Valorização da Vida 2014". A distinção nacional é entregue, anualmente, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ligada ao Ministério da Justiça.

A premiação foi entregue pelo presidente do CONED (Conselho Estadual de Política sobre Drogas) do RS, tenente-coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso, ao diretor do CIT/RS, Alberto Nicolella, e à diretora-presidente da FEPPS - Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, Irene Prado Prazeres. O prêmio é entregue para órgãos e pessoas que se destacam nas ações de implementação e fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas.

Segundo o tente-coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso, o CIT/RS foi lembrado na homenagem pela contribuição científica relevante em seus trabalhos de análises toxicológicas com drogas de abuso, medicamentos, entre outros agentes.

O prêmio é um estímulo aos servidores a continuarem a prestar serviços de maior qualidade à população do estado além de apoiarem as políticas públicas de controle do uso de drogas de abuso.


 
«InícioAnterior11121314151617181920PróximoFim»

Página 12 de 23

Centro de Informação Toxicológica

Rio Grande do Sul

Brasil - RS - Porto Alegre - CEP 90610-000

Av. Ipiranga, 5400 - Jardim Botânico

Telefone: (51) 2139-9200 - Fax: (51) 2139-9201

O CIT/RS é afiliado a Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos - ABRACIT

Organização do Site:

Débora Daenecke e Alberto Nicolella