Cuidados no Verão!

Mães-d'água, águas-vivas, caravelas, anêmonas e corais, são animais aquáticos (Cnidários) que possuem células urticantes e por isto queimam.
O que fazer?
- Lavar o local com água do mar.
- Fazer compressas com vinagre (ou aplicar uma pasta de vinagre e farinha de trigo).
- Remover filamentos com cuidado (não pressionar o local).
O que causam?
- Dor intensa, ardência, pápulas (lesão elevada), bolhas.
O que NÃO fazer?
- Não lavar com água doce (torneira).
- Não usar álcool ou qualquer outra substância.
Sempre que possível procure atendimento médico.
Em caso de acidente, ligue
0800 721 3000
para mais informações acesse
www.cit.rs.gov.br
|
Acidentes com animais peçonhentos:
aplicativo ajuda a encontrar posto de soro antiveneno mais próximo

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) e o TelessaúdeRS/UFRGS lançaram na última quinta-feira o aplicativo para celulares e tables Animais Peçonhentos Rio Grande do Sul . O app é voltado para a população e mostra descrições e características dos principais animais peçonhentos do Estado, medidas de prevenção, primeiros socorros, informações sobre os soros antiveneno, uma lista de todos os pontos de soro no Estado e como chegar ao mais próximo.
Nos últimos anos 15 foram registrados pelo CIT/RS 334.350 acidentes com animais peçonhentos (aranhas, serpentes, escorpiões, lagartas). Nos últimos três anos foi registrado um aumento de 45% nesses acidentes (5.667 casos em 2013 para 8.159 casos em 2015).
O aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de prevenir e orientar a população sobre como proceder nessas situações. A partir de informações do GPS do celular o aplicativo indica a localização da unidade hospitalar mais próxima que possua soro antiveneno, para que o atendimento possa ocorrer em menos tempo e reduzir as chances de seqüelas. Vídeo explicativo.
Faça o download gratuito do aplicativo Animais Peçonhentos:
ANDROID
IOS |
|
|
|
Página 21 de 56 |