Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos
O dia 20 de agosto foi instituído como Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos (Lei nº 11.804/2002) para colocar na agenda de discussão das instituições públicas e privadas e sensibilizar a sociedade para este sério problema de saúde pública.
O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul atende a cerca de 23.000 exposições tóxicos anualmente. As maiores vítimas são crianças menores de cinco anos. Somente nos últimos 10 anos foram 40.876 acidentes tóxicos nesta faixa etária no Rio Grande do Sul.
Nosso Estado, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (SINITOX/FIOCRUZ/MS/2010) responde por aproximadamente 20% do total de 108.047 atendimentos realizados por 25 Centros de Informação e Atendimento Toxicológico do país. Isso significa que de cada 5 acidentes tóxicos registrados no país, 1 aconteceu aqui.
A grande maioria dos acidentes tóxicos pode ser prevenida com medidas simples como armazenar produtos químicos de uso doméstico (inseticidas, limpadores, raticidas, alvejantes) em locais fechados e fora do alcance das crianças.
Informação adequada e consciência de pais e cuidadores é fundamental para a redução desse grande número de acidentes.

|
CIT/RS orientou aproximadamente 4.000 pessoas no Dia Internacional do Cooperativismo
Milhares de pessoas participaram no sábado passado, dia 4 de julho, no Largo Glênio Peres, da programação do Dia Internacional do Cooperativismo. Denominado Dia C de Cooperar 2015, o evento foi realizado simultaneamente em todo o Brasil e é considerado o maior movimento cooperativista de voluntariado do país. O Centro de Informação Toxicológica do RS ( CIT/RS), departamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), desenvolveu ações relacionadas aos acidentes tóxicos, expondo animais peçonhentos, distribuindo material informativo e orientando como identificar e prevenir. Passaram pelo estande do CIT/RS 3.890 visitantes.

|
|
|
|
Página 25 de 56 |