CIT realizará Exposição de Animais Peçonhentos junto à 38ª Expointer

O Núcleo de Toxinas do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), estará realizando exposição de animais peçonhentos nesta quinta-feira, dia 3, na 38ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio. A mostra de animais ocorrerá das 09h às 16h. Os visitantes da feira poderão conhecer de perto exemplares de serpentes e outros animais de interesse toxicológico junto ao pavilhão da Emater. Os técnicos do CIT/FEPPS estarão à disposição para responder perguntas e prestar informações a respeito das características e hábitos dos animais, assim como distribuirão material informativo e educativo.
De acordo com a bióloga Kátia Moura, o objetivo é promover ações que visem prevenir acidentes com animais peçonhentos. “O trabalhador do campo é o profissional mais exposto ao contato com esses animais, portanto é o nosso foco quando pensamos em prevenção.” Sendo a Expointer uma feira agropecuária de destaque nacional e internacional, e considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina, todos os anos viabilizamos nossa participação junto a esta. “Nosso intuito é o de contatar esse público-alvo, os agricultores, para então alertar quanto a tipo de acidente tóxico.” Kátia salienta que neste ano de 2015 os registros do Plantão de Urgência 24h do CIT têm apresentado crescimento e que a expectativa para a chegada das temperaturas mais elevadas é de aumentar ainda mais o número de casos por animais peçonhentos.

|
CAPACITAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas/RS - IMICOL participou no dia 21 de agosto de uma capacitação teórico/prática sobre animais peçonhentos, no Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, como parte das comemorações ao “20 de Agosto - Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos”. Estiveram presentes 21 representantes de corporações dos municípios de Colinas, Cruzeiro do Sul, Imigrantes, Roca Sales, Farroupilha, Arvorezinha, Passo do Sobrado, Serafina Correia e Harmonia. Neste evento, as técnicas do Núcleo de Toxinas Naturais, tiveram a oportunidade de exercitar os bombeiros no manejo das serpentes.

|
|
|
|
Página 24 de 56 |