10 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
A Organização Mundial da Saúde informa que 804.000 pessoas se suicidaram no mundo em 2014. No Brasil o número informado pelo Ministério da Saúde (2012) é quase 12.000 casos notificados. Para cada suicídio consumado, há 10 a 20 tentativas.
A mais de uma década o Rio Grande do Sul é o estado que apresenta as maiores taxas de suicídio do país.
A projeção do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul para o ano de 2015 é atender cerca de 4.000 tentativas de suicídio por autoenvenenamento. Esses números se mantém há alguns anos e já representa 20% de todos os atendimentos anuais do CIT/RS. Já é expressiva a incidência no grupo adolescente (10 a 19 anos) representando 1/5 das tentativas de suicídio registradas.
A Associação Mundial de Prevenção ao Suicídio instituiu 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e a cor amarela para simbolizar as ações de prevenção e o SETEMBRO AMARELO, para que o tema seja objeto de discussão com a sociedade.
Várias instituições públicas e privadas estão se unindo para desenvolver ações e programas visando reduzir essas taxas e salvar milhares de vidas.
Acompanhe e participe das diversas atividades programadas para este mês ,e que estão sendo divulgadas pela mídia. Conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus é fundamental.
O objetivo é, justamente, estimular a população a falar sobre o assunto, se colocar à disposição de quem busca ajuda e, quando for o caso, entender que é possível pedir socorro e mudar o rumo de sua vida.
As ações estão sendo organizadas pelo CVV - Centro de Valorização da Vida e pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.

|