
CIT IMPLANTA NOVO SISTEMA INFORMATIZADO DE ATENDIMENTO E REGISTRO DE EXPOSIÇÕES TÓXICAS
O CIT - Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul implantou um novo sistema informatizado de atendimento e registro de acidentes tóxicos (CITonline). O Sistema integra as informações de apoio a decisão médica de seu plantão de urgência, os laudos do laboratório de análise toxicológica e o diagnóstico à distância por transferência de imagem. O sistema, projetado em parceira com a PROCERGS, levou dois anos para ser desenvolvido e possibilitou, além de toda a melhoria no atendimento e registro, a economia de mais de 1 tonelada de papel/ano pela eliminação total dos protocolos em papel utilizado no processo.
O sistema possibilita anexar imagens de agentes tóxicos (animais peçonhentos e plantas tóxicas), de lesões e laudos de análise o que facilita o diagnóstico à distância, além de um módulo de gestão de processos que controla os casos em andamento, os casos considerados graves ou encaminhados para análise laboratorial.
A principal novidade foi possibilitar o desenvolvimento de ações de inteligência do sistema como a criação de um algoritmo que apresenta ao plantonista um Índice de Gravidade Presumida, baseado nas características do acidente tóxico em atendimento comparado com vários parâmetros de sua base interna com mais de 220.000 registros de exposições tóxicas.
Neste ano estão previstos a implantação de mecanismos de georreferenciamento dos atendimentos e o desenvolvimento de alertas que possibilitarão a detecção em tempo real de padrões tóxicos nas diferentes regiões do Estado.
O ano de 2014 se encerra com 22.600 exposições tóxicas atendidas pelo seu plantão de urgência que pode ser acessado gratuitamente pelo telefone 0800.721.3000 a qualquer hora e de qualquer lugar do país, com 10.000 análises laboratoriais realizadas e 1.600 diagnósticos por transferência de imagens efetuada.
Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS) é uma unidade pública de telemedicina da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), vinculada a Secretaria Estadual da Saúde, especializada em fornecer informações de urgência para auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento das exposições tóxicas, além de orientar a população em geral na prevenção desses acidentes. |